Nas cidades da chamada América Inglesa (porção da América colonizada pelos ingleses, localizada no atual Estados Unidos), nós poderíamos encontrar uma grande proliferação de mendigos, prostitutas e de pessoas que dependiam da ajuda pública, pessoas essas que deveriam usar um emblema anunciando ao mundo essa sua condição. Abrigos para pobres lotados e a existência de cortiços já não eram novidades para as pessoas da época. Em contrapartida nessas mesmas cidades os ricos desfrutavam de suas vidas na América do mesmo modo em que viviam na Europa, com duas casas, uma na cidade e outra no campo, com grandes quantidades de servos ou escravos, com festas incessantes, refeições abundantes e etc.
Tal divisam era explicada a população como obra e vontade de Deus; e pela vontade de Jesus Cristo, a doação de esmolas aos mendigos era proibida. Segunda a sociedade os pobres deverão ser postos a trabalhar e o medo de morrer de fome os farão trabalhar.
Em minha opinião até hoje existe essa divisão entre ricos e pobres, porém existe em menor quantidade, já que o nosso modo de vida está mudando enquanto que estamos aprendendo a conviver com as diferença das pessoas e tomando consciência de que elas são seres humanos como nós.
Renan Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário