terça-feira, 18 de agosto de 2009

Luís XIV, O Rei Sol(Lucas Pereira)


O rei francês luís XIV nasceu em St. Germain-en-Laye, Yvelines, era conhecido como o Rei Sol, o maior dos reis absolutistas da França nascido em 1643. Filho de Luís XIII e de Ana d'Áustria, infanta da Espanha, subiu ao trono com menos de cinco anos, após a morte do seu pai em 1643. Antes de assumir o governo a França ela foi governada pelo primeiro-ministro do reino, o cardeal Jules Mazarin, que enfrentou muitos problemas mas se impôs aos nobres e iniciou-se uma longa guerra civil, conhecida como La Fronde, sufocada finalmente 1653 e foi garantindo a posse do rei.
Recebeu formação humanista e foi orientado por Mazarin para exercer o poder com sabedoria e autoridade, com a morte do cardeal, ele assume o poder em 1661 um ano após o seu casamento com a espanhola Maria Teresa d'Áustria, filha de Felipe IV da Espanha.

Reorganizou o exército conquistando o maior poder militar da Europa. Suas ações militares no exterior iniciaram-se em 1667 com a invasão dos Países Baixos espanhóis, que pertenciam à sua esposa por direito de herança. A vitória alcançado nessa guerra permitiu que ele pudesse ditar as condições de paz à união entre a Espanha e Áustria.


O rei Sol batalhou em muitas guerras contra a Holanda, Áustria, Espanha e outros países. Ele era contra os protestantes e isso ocasionou a sua aliança com a Inglaterra.Seu reinado foi um dos momentos mais importantes da história da França ele durou mais de 50 anos no poder, destacou-se politicamente pelo absolutismo monárquico, e pela posição a que elevou seu país na Europa. Deu incentivos para as atividades culturais, pois considerou o incentivo às artes assunto de estado.


Construiu o luxuoso Palácio de Versalhes,onde viveu a corte francesa. Era caprichoso, adorava festas e belas mulheres.Teve duas amantes e sempre mostrou o seu desejo de governar sozinho. A ele foi atribuida a frase "L'État c'est moi" (O Estado sou eu). Fundou a Academia de Ciências de Paris, cujos membros eram pagos para produzir ciências, principalmente, para geração de inovações tecnológicas e científicas que tivessem utilização na área militar. Faleceu em Versailles como um símbolo da monarquia absolutista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário